domingo, 23 de março de 2008

Estou aprendendo



Viver é aparentemente algo bastante simples. Basta estar vivo. Pronto! Estou vivendo. Ganha alguma complexidade se o objetivo é viver com plenitude.

Sou um jovem. Estou aprendendo. Certamente sempre estarei.

Estou aprendendo que o dinheiro não precisa ser meu amigo, eu que não posso ser inimigo dele. Estou aprendendo que vale a pena ficar um mês sem comer naquele restaurante nota 9 pra daqui a 3 meses ter um belo jantar naquele nota 10.

Estou aprendendo que perdão é algo que não se compra nem se vende, não custa nada, mas é inestimável. Tenho aprendido que esquecer o mal que me fizeram fará o bem pra pelo menos duas pessoas. E que reconhecer que estou errado torna meu sono bem melhor.

Estou aprendendo que a palavra compaixão e misericórdia rimam com amor, e não to falando de etimologia. E que dar uma moeda pra alguém nem sempre é compaixão. Mendigos e crianças carentes precisam de muito mais que isso.

Estou aprendendo que sabedoria é diferente de inteligência. Que aquela nota 9 que tirei outro dia não me qualifica pra nada e que uma nota 5 de outro dia não determina que eu sou meio burro ou meio inteligente. Sábios não o são por causa de faculdade. Há muitos tolos em faculdades. Aprendendo e ensinando. Estou aprendendo que preciso aprender mais a ser sábio do que ser inteligente.

Estou aprendendo que meu comportamento influencia outros. Sei que isso pode ser muito bom ou muito ruim. Também sei que preciso ter meus pés no chão para que outros não me influenciem negativamente e que preciso ter humildade para me permitir ser influenciado por exemplos positivos.

Estou aprendendo que um sorriso tem uma força maior do que milhões de bombas. Pois mover um coração é muitíssimo mais estrondoso do que explodir bunkers. E que a força de um golpe físico pode me derrubar, mas um sorriso tem a capacidade de me levantar. Um sorriso é comparável as asas de uma borboleta, como escrevera Neruda. Um sorriso não torna apenas um rosto bonito, mas ele aformoseia toda a alma. Poucas coisas inapalpáveis são capazes de romper silenciosamente o negativo contido no interior da psique. Um sorriso pode mais que isso, quando ele espelha outro sorriso.

Estou aprendendo que posso compreender as pessoas, discordando delas, sem que elas pensem que eu penso que o pensamento delas é nulo ou de todo errado. Tenho pedido aos Céus desprendimento de todo dualismo determinista: bem/mal, certo/errado, bonito/feio, etc. Estou aprendendo que toda a aplicação sócio-cultural precisa ser considerado a luz do tempo, do local e das pessoas.

Estou aprendendo que o maior preconceito é o que eu posso ter contra mim mesmo, pois se eu estou contente com o que sou, o que os outros pensam é só o que os outros pensam: algo tão abstrato que nem devo considerar. E que meu respeito pelos outros nada tem a ver com cor, religião, condição social ou qualquer coisa que seja estranha a minha cultura.

Estou aprendendo que o que eu acredito fará melhor efeito sobre mim se eu realmente puder compreender a extensão e a veracidade do que é. E que mais importante do que o que te liga ao transcendental é o que te liga ao que te liga ao transcendental. Estou aprendendo que Deus é muito mais do que qualquer religião possa tentar descrever, pois a melhor descrição dEle é a que está impressa em meus atos e sentimentos. E, por mais que isso pareça impossível, é preciso privilegiar a razão nesse emaranhado de emoção.

Estou aprendendo que o ser humano está doente de forma generalizada e que, embora a cura esteja dentro de si mesmo, ele se acha tão incurável que nem luta por sua reabilitação. Pessoas se auto-destruindo por que lhes falta a única coisa que poderia reverter esse processo destrutivo: amor-próprio.

Estou aprendendo que os sonhos são o combustível da alma e que não ter sonhos é como não ter ar nos pulmões. E que eu sou capaz de realizar meus sonhos se realmente eu os quero.

Estou aprendendo que o amor tem cores, sabores, cheiros, formas, tamanho e é mutável. Descobri que o amor é a única coisa capaz de mudar pessoas e sistemas. Pessoas são movidas por amor, quando não por ódio. Sistemas são movidos por pessoas. Mesmo considerando que já amei bastante, estou certo que amor maior é o que eu ainda vou sentir. Estou aprendendo que poesias, músicas, frases de impacto ou uma oratória não são capazes de explicar o que de fato é esse sentimento. Creio que o amor só se pode explicar com atitudes.

Estou aprendendo sem pressa, mas procurando entender o melhor possível.

Um abração.

5 comentários:

  1. Ale, foi vc quem escreveu esse, ñ sei se posso dizer poema "Estou apredendo"? Gostei muito,e foi legal botar logo de cara pra iniciar seu blog. A mensagem nos faz refletir como conduzimos nossas vidas, as vezes de uma forma egoísta e mesquinha com nós mesmos e com os outros tbm. Enfim o seu bolg ta bem interessante. Já conseguiu uma fã rsrsr.bem, ñ sou muito boas com as palavras mas, aqui esta minha admiração e respeito por vc.Bjs Lueli

    ResponderExcluir
  2. Amigo, adorei o seu texto! Como sempre, vc arrasou! Me identifiquei muito com o texto, afinal estamos TODOS aprendendo! Te amo muito! Beijokas.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, adorei o texto. Estamos aprendendo sempre...parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. PERFEITO,,,
    AFINAL NOS SEMPRE APRENDEMOS, SE NÃO FOR PELO AMOR É PELA DOR!!!

    ResponderExcluir
  5. O saber nunca é demais, a cada dia se aprende com a vida, com nossas próprias experiências.
    Viver e não ter a vergonha de aprender e trocar nossas vivências com cada um no dia/dia.
    Um abraço!

    ResponderExcluir