sexta-feira, 7 de março de 2008

Corrupção/Corruption/Corrupción/Corruzione


“Os sistemas democráticos ocidentais envolveram também redes de compadrio, clientelismo político com transações por baixo do pano. Não é por acaso que houve tantos escândalos de corrupção na política pelo mundo afora nos últimos anos. Do Japão à Alemanha, França e EUA ao Reino Unido, casos de corrupção foram notícia. Não acredito que a corrupção seja mais comum agora nos países democráticos do que costumava ser. O que ocorre é antes que, numa sociedade de informação aberta, ela é mais visível, e os limites do que é considerado corrupção se deslocaram.” (Anthony Giddens)

O brilhante livro Mundo em Descontrole, de Anthony Giddens(conselheiro de Tony Blair e Bill Clinton) trata de um assunto comum nos últimos tempos: a Globalização. Também chamado de mundialização, o fenômeno é visível no campo da economia, tradição, da cultura, família, sociedade, etc. Até mesmo sobre o meio ambiente(ou talvez principalmente sobre ele)se avista efeitos da dita globalização.

Pois bem...O que muito me chamou à atenção no livro de Giddens foi um aspecto bem peculiar da nossa cultura(cultura?): a corrupção. Isso mesmo. Imagina-se que só no Brasil há corrupção. Ou quando se pensa um pouco mais, vem a conclusão: Não! Só no Brasil, não! Nos demais países de terceiro mundo há também corrupção. Ledo engano, a corrupção está globalizada. Essa prática acompanha os relacionamentos sociais em qualquer nível de sociedade. Países, ricos, “civilizados”, não escapam da arte de corromper.

Um amigo outro dia me disse: “Todos somos corruptos”. Entendendo a corrupção como um ato de auto-favorecimento e quebra da conduta alheia, não fica muito difícil concordar com o Edinei. Aquela risadinha para o policial de trânsito, aquele papo no pé do ouvido do guarda que acabou de fechar a porta do banco:”Deixa passar só eu, não falo pra ninguém”, ou ainda:”Deixa eu passar, sou amigo do gerente”, tudo isso, podemos considera uma atitude corrupta. Forte, né? Outro amigo falou certa vez, numa rodinha de jovens com consciência social: “Temos atitudes corruptas na escala que podemos ter”. Vou tentar explicar melhor o que a teoria do Charles. Quem é um simples cidadão, tem atitudes medíocres de corrupção, coisas banais que não prejudicam em potencial. Um policial ou outra autoridade, mostra seu documento, usufruindo injustamente de seu título para ter algum beneficio, o qual não lhe seria dado caso fosse um simples civil. Ricos utilizam dinheiro para apressar legalizações, por exemplo. Políticos(talvez seja esse o ponto alto da pirâmide)tem o poder em suas mãos de maneira mais midiática. Eles mesmos regem em próprio benefício. Fazem leis, e quando descumpres as já feitas, tem apoio de seus amigos para não sofrerem as sanções que eu e você teríamos de sofrer.


Como entendido na frase inicial do livro de Anthony Giddens, a corrupção está inflamada também no primeiro mundo. Mas certamente lá, há reações diferentes quanto ao assunto. Há algum tempo vi no noticiário que havia suicidado um magnata japonês por ter sido acusado de corrupção, não lembro se da iniciativa privada ou do governo. Tirou ele a própria vida pela vergonha social que representava em seu país ser tachado de corrupto. País com muito maior nível de consciência social, com punição mais rígida, execração moral, tornando a atitude corruptora uma prática inaceitável.

No Brasil? Bem... No Brasil, quando condenado(fato raro), espera-se algum tempo, o povo esquece e o delinqüente de terno e gravata volta, sorrindo e roubando a mim e a você.


Cuide-se!

2 comentários:

  1. Opa, que privilégio estreiar esse campo de comentários deste post!

    De fato a corrupção é um mal espalhado na sociedade em diversas escalas, e é por estar tão presente em todas as camadas sociais dentro do Brasil que temos a noção de impunidade tão forte. Em países como o Japão, que você citou no texto, a corrupção tende a ser mais dificilmente encontrada nas escalas inferiores e por isso gera tanta repulsa social...mas só por isso. Somos culpados pela sociedade e problemas que vivemos!

    Estou desenvolvendo uma iniciação científica sobre a gênese da corrupção na sociedade brasileira, assim que eu tiver novidades vou postar no meu blog - sinta-se à vontade pra visitar e comentar.

    Abração,

    Sr. Sem Sono

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Sr.sem sono tá certo... não é lá um assunto que me agrade, por que é aquilo tudo que vc disse... as vezes até em dar um bom dia sorridente com algum interesse de benefício já é corrupção... então... estamos lascados!!!

    ResponderExcluir