domingo, 16 de agosto de 2009

Comida, Diversão e Arte!


Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.

Nessas férias tive a nobre idéias de fazer um curso de extensão na universidade, um curso de História da Arte. Nesse tempo divaguei sobre a importância da arte em nosso cotidiano. Notei, com certo conhecimento de causa, que a gente não precisa nem pode ter uma vida tão trivial, uma vida só de "comida e bebida".

Pouca gente tem acesso a arte, excetuando, em certa escala, as artes da massa, pertencentes da "sociedade do espetáculo". A música que mexe o povão, a novela, os filmes, são decerto arte. No entanto, o "outro lado" da arte, o lado B, as artes visuais de elite, chamadas de belas artes, mesmo as músicas eruditas, o cinema cult, tem pouco alcance. Em parte pela questão de gosto popular, mas não só por isso. É muito facil entender a arte do Zeca Pagodinho(e claro que ele tem excelentes letras e músicas), também facil assimilar a novela das 20h(claro também que a partir dela se obtem noções culturais). Não tão fácil, porém, é interpretar Leonardo Da Vinci ou Auguste Renoir. Esse privilégio acaba sendo mantido para as elites dominantes. Para isso é preciso espírito crítico.

O filósofo Immanuel Kant escreveu:

"Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público"(Crítica da Razão Pura)

Compreenda comigo, interessa aos poderes dominantes que tenhamos espírito crítico? Interessa aos mandatários da nação que tenhamos discernimento entre o melhor e o pior, entre o que é bom e o que é ruim? Claro que não. Portanto, isso explica o porquê de a arte que faz pensar e repensar ser liberada a "conta-gotas". Isso explica a nossa fraca política de incentivo as artes. A História mostra que em muitos dos movimentos do mundo moderno que visavam revoluções para melhores condições de liberdade, ética e igualdade estavam envolvidos artistas pensantes, homens que sonhavam e trabalhavam por um mundo melhor.

Apreciar arte, a verdadeira arte, é libertar e libertar-se. Transforma por fora e por dentro. Adoça a vida, abre os olhos e enobrece. Fica aqui o "toque" para que sua vida tenha mais arte.



Obras de arte na ordem :
- Abaporu (Tarsila do Amaral) - NO TOPO
- Impressão, Nascer do Sol (Claude Monet)
- Detalhe da "Luxúria" em Sete Pecados Capitais (Hieronimus Bosh)
- Escultura Pietà (Michelangelo)
- A Noite Estrelada (Vincent Van Gogh)

29 comentários:

  1. É cara, pouquíssimas pessoas tem acesso a arte.
    Muita gente não tem nem idéia do que está perdendo.
    Eu que sou um viciado em quadros, museus, e coisas do tipo, tenho uma certa noção disso rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. é, tem razão! é claro que eles não vão kerer que a gnt tenha acesso à artes
    ...
    eu reproduzi akele primeiro quadro na aula de desenho uma vez (:
    bejão
    adorei seu raciocínio!

    ResponderExcluir
  3. opa
    legal de vc fazer esse curso de extensão
    eu tive um pouco de história da arte no semestre passado da facul (faço publicidade)... e é muito legal tudo isso!

    ainda entendo pouco... mas acho muito interessante todo processo da arte!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. É a verdade pura. E quando você vai se aprofundando nessas questões, entra em uma bifurcação, aonde a primeira estrada nos leva a transcêndência e a uma visão tridimensional das coisas e causas; a outra, nos afasta da medíocridade e, com ela, do senso comum.

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu post. Realmente o mundo precisa de arte.E arte não é só música e cinema. Cada vez que entro aqui aprendo mais, teu blog é muito inteligente! Beijuuuuuu

    Kamilla Lopes

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexandre! Obrigada pelo comentário no meu blog! Gostei muito do seu. Ele é riquíssimo,pena não ter a opção de segui-lo.

    Estou a me questionar se você é filósofo ou cursa Filosofia.

    ResponderExcluir
  7. Téns razão!
    A arte é inspiradora, apesar de desconhece-la em algumas partes, é algo qye admiro muuuito. O seu blog é rico. Vc deve ser especial!
    Abraços e sucesso viu meu caro?

    ResponderExcluir
  8. Ensino sim, só que agora tenho um compromisso e preciso sair.

    Se você se refere a seguir o meu, é só clicar na opção SEGUIR e se for adicionar essa opção no seu,olha no painel do blog em "adcionar gadgest"...Depois te explico melhor.

    Tchau!

    ResponderExcluir
  9. Muuuuuito bom! Cara, demais!
    Adorei. Concordo com você, arte é fundamental.
    bjooo

    ResponderExcluir
  10. Arte é fundamental para todos minha mãe é artista plastica e da aulas de pintura as alunas delas amam fazer isso, ocupam seu tempo fazendo coisas calmas e esforçando a mente.

    Infelizmente pra quem da aulas em escolas publicas é um saco ainda bem que minha mãe da aulas particulares em uma loja de uma amiga dela...hehehehhehe... O que adianta ensinar algo que alguém não quer aprender.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou convidando blogs como o seu para participar do Melhores de 2009!!!

    Inscreva seu blog para o concurso que elegerá
    o Melhor Blog de 2009 --
    http://www.premiom3.blogspot.com/

    obs: Há blogs de tres paises participando!

    ResponderExcluir
  12. Cara, tu tocou num assunto que SEMPRE me incomodou, e eu devia ter falado sobre isso no meu post.

    É muito fácil ser liberal e ter a cabeça aberta. Agora eu quero ver é os "cabeça-aberta" compreenderem as pessoas mais tradicionais com preconceitos. Isso sim é foda.

    O pior é dizer "eu não tenho preconceito". Pura mentira. Não é porque eu não tenho preconceitos com gays que eu sou um cara liberal. Eu tenho sim meus preconceitos. Só não saio por aí falando, porque eu não sou idiota de ser crucificado pelos tais "cabeças abertas".

    O problema das pessoas é que elas cuidam muito umas das outras. A gente só entende nosso ponto de vista e se priva de tentar entender o ponto de vista alheio. Aí a gente se torna preconceituoso contra as pessoas que têm preconceito.

    Genial, cara.

    Desculpa não ter falado nada sobre o teu post. É que eu sou péssimo com arte. Mas você me deixou inspirado pra falar sobre o meu próprio post hahaha. Egoísta, não!?

    Abraço, cara.
    Já to seguindo aqui.
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  13. Qts são os brasileiros que apesar da idade avançada nunca adentraram em um cinema não é mesmo? Algo banal para uns, desejo máximo para outros tantos...
    Viver num país onde a cultura é ver novela e levar adiante o analfabetismo funcional é isso ae... longe dos oficios culturais, que fariam a população pensar, e mais perto do hipinótico tubo de raios catódicos! ¬¬

    ResponderExcluir
  14. Cara, não sabia que vc tem blog. Muito bom, mesmo. Excelentes idéias, muito boa a tua escrita. Legal o teu gosto por arte, hj em dia é algo esquecido e até discriminado. Tudo de bom pra vc, cara. Abraço pra família.

    ResponderExcluir
  15. Legal, Xandy.
    Pena que aqui no Brasil temos poucas exposições de alto nível. Outras artes como balé, ópera e música clássica não fazem muito parte de nossa realidade. Teatro é caro, pobre não tem muito acesso. Circo está desaparecendo. Que triste.

    Adorei o texto, qualquer hora escreva sobre estrangeirismo, no dia em que fomos ao cinema com os meninos você falou umas coisas legais sobre isso. Vou adorar ler.

    Bjuuuu

    Roberta.

    ResponderExcluir
  16. Boa,
    Pena que não tenhamos tantos meios de nos dedicar a arte. Apesar de muitos brasileiros haverem talentos supreendedores, aqui no Brasil esse lado não é muito explorado ''/

    Abraços e bons caminhos.

    ResponderExcluir
  17. O que é arte depende do relativo de cada pessoa ... arte para mim pode não ser para vc e o que vc acha um lixo eu posso achar lindo, por isso que existe o individualismo.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com você e com o Kant. Pessoas que tem a sensibilidade artística tem mais senso crítico, por isso são menos enganadas pela sociedade.

    Parabéns, Xandi, gostei do que você escreve.
    Beijos.

    Patrícia Gomes

    ResponderExcluir
  19. Pois é, as pessoas podem não conhecer as obras de Vivaldi, mas já assistiram as Tartarugas ninja.
    Pecado...

    ResponderExcluir
  20. Ei!
    Parabens pelo texto!
    Temos aula de História da arte por dois anos na nossa faculdade.

    Ainda que muita gente não tenha o acesso direto a arte, muita coisa é baseada nesses movimentos culturais e estão no nosso dia-a-dia, passando batido muitas vezes.

    Parabéns pelo blog!

    Visite o nosso quando puder :)

    indahell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu reprovei em história da arte. Tive que fazer de novo. Foi foda, mas valeu a pena.

    Eu até acho que seja complicado o fato de nem todo mundo ter acesso à arte, mas eu também não tenho muito saco pra esse tipo de arte. Acho que não é só uma questão de cultura, e sim de gosto.

    ResponderExcluir
  22. só a arte e o amor tornam a existência tolerável. (pelo menos a minha).
    a pintura acho q exige muita mais informação e muita mas muita sensibilidade.
    não acho q todos devam gostar de pintura, mas acredito que todos devam ter ao menos oporunidade de conhece-la e assim formar sua opnião.
    afinal arte é aquilo que toca nossa alma e nos muda profundamente.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post e pelo blog, ganhou um visitante fiél...

    Abs.

    ResponderExcluir
  24. A beleza está nos olhos de quem vê.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o Kant pricipalmente pq ele fala de fanatismo. Escrever é a sua arte. Parabéns, vc é um artista talentoso. Beeeeijo

    Fernanda

    ResponderExcluir
  26. É uma pena que no brasil a arte não é acessivel a todo mundo ,
    a tv não mostra a arte e as entradas nos museus de arte geralmente custam caro e nem todo mundo pode pagar, e infelismente os museus estão localizados apenas nos grandes centros,
    outra dificuldade para o acesso popular a todo tipo de arte.

    ResponderExcluir
  27. Sempre quis fazer um curso de história da arte. Aproveita e divulga tudo o q aprendeu no teu blog.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. é tão difícil este conceito do que é arte né nao?? pra quem é surrealista o renascimento é banal, mas há quem o prefira...
    acho que arte é antes de tudo sentimento, eu chamo de arte tudo que me toca, que fala comigo!

    adorei!

    ResponderExcluir
  29. O grande problema é q o acesso a cultura não é para todos e no Brasil a arte não é muito divulgada e difundida

    ResponderExcluir