quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Cor do Brasil - O Estado Garantirá...


"O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, e de outros grupos participantes do processo civilizatório brasileiro"

(Artigo 215 da Constituição Federal)


"O Estado garantirá..." O que o Estado tem garantido?

Bem... Após esse longo período sem matéria nova, devido a correria das últimas semanas, o Crítico dos Tempos retorna. E, de quando em vez, teremos algo a falar sobre preconceito, cultura afro e toda a questão que envolve a causa da pessoa negra em nossa sociedade. Deve-se a isso o fato deste humilde estudioso estar se aprofundando academicamente nessas questões.

Por hora, eu quero dividir com os amigos leitores, pensantes e reflexivos que sei que são, um tópico básico. Por que abordar essa questão? Eu sou branco, bem como muitos que visitam esse blog. Por que motivo é importante trazer esse assunto à reflexão?

Na humilde tentativa de uma resposta ao proposto, eu preciso voltar algumas centenas de anos no tempo e lembrar ao amigo ou amiga que os negros, ascendentes desses todos que aqui estão hoje, foram trazidos através de um infame comércio simplesmente para gerarem lucro. Preciso lembrar-vos que eles viviam sob as mais severas condições de sobrevivência, sem os mínimos direitos às básicas estruturas de vida. Preciso lembrar-vos também que toda a carga cultural desses negros africanos do século XVI ao XIX foram simplesmente desconsideradas, violadas, contrariadas, uma vez que eles eram obrigados a abandonar seus costumes, ritos e demais representações culturais. Preciso, ainda, lembrar-vos, se os amigos tem essa consciência, de que todo esse processo vil, ou seja, a forma o motivo pelo qual se escravizou o negro africano, ascendente dos nossos irmãos negros com os quais vivemos hoje em sociedade, é uma grande injustiça histórica.

Há alguns meses eu vi na televisão uma atriz negra defender as famosas e controvertidas "cotas para negros" das faculdades. A moça disse que essa política era válida para que se pudesse reparar um erro histórico, o erro de tornar o negro subalterno na sociedade brasileira. Não vamos tratar nessa matéria a política de cotas, mas aproveito as palavras da atriz. Precisamos reparar um erro histórico. Esse é um dos motivos pelo qual escrevo sobre esse assunto e um dos principais pelo qual desejo me aprofundar nessa questão, desde o século XV ou XVI até os nossos dias.

17 comentários:

  1. É verdade, por isso sou a favor das cotas (apesar de também ser branco).

    ResponderExcluir
  2. O Estado deve garantir na esfera que lhe cabe, porém, muito do poder é exercido indiretamente, em microesferas, daí a importância das interferências nas representações e imaginários, na minha opinião muito melhor realizadas pelos blogs e artes pessoais do que por grandes veículos de comunicação ou aparelhos de estado, tão desacrediados hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que podemos reparar esse erro histórico se vermos a todos como pessoas iguais.

    Beijinhusss

    Adriane

    ResponderExcluir
  4. Não existe essa de se reparar um erro histórico. Se negros são pobres isso é prova de que no Brasil não existe mobilidade social. O que tem de ser atacado não é a questão racial em si, mas a falta de oportunidade de ascenção social.

    Comente em meu blog e eu linko você:
    http://paralaxehiperbolica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. "O que tem de ser atacado não é a questão racial em si, mas a falta de oportunidade de ascenção social."

    >>> Uma coisa está, claramente, ligada à outra.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post,e excelente tema para ser abordado em um blog.A verdade é que a Constituição brasileira é hipócrita,pois ela não cumpre 1% do que diz! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quanto à questão das cotas, penso que deveria existir cotas para cursinhos voltados à população negra, cursinhos muito bons mesmos, para que entrassem pela porta da frente, no mesmo nível dos outros. Seria apenas outra forma de "cota". Creio que isso seria algo perto do "ideal"

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  8. o mais complicado de ser afrodescendente nesse país, é que o simples fato de se ter a pele um pouco mais clara já faz as pessoas serem tratadas e se tratar como se não o fossem. claro, claro... é visível que a partir de, e até, certo ponto qnto mais clara for a cor da sua pele, melhor se é tratado na sociedade.

    apesar da questão racial estar muito relacionada com a questão social (e vice versa) acho que a desigualdade social é maior. resolvendo o problema da desigualdae social (ou ao menos tentando) se resolveria a desigualdeda racial por tabela. a solução, na minha opinião, envolveria uma certa dose de niilismo. é preciso parar e pôr um fim no que se construiu até agora nesse sentido e recomeçar do zero. sem essa de se fazer de vítima. revisionismos, no melhor sentido da palavra, seriam bem-vindos. mas é importante tbm desmistificar mitos que herdamos de uma criação catolieurocristã branca, que até hoje vê o "continente negro" com olhares pejorativos.

    a desvalorização (ou demonização, se preferir) da cultura afro, como se ela não existisse como cultura e não fosse digna de ser chamada assim é o principal problema, na minha opinião. às vezes paro, olho e me parece que a intenção é dessas "medidas inclusivas" é incluir o negro dentro de padrões brancos, quando o "mais correto" (se é que existe mais correto) seria incluir o negro com a sua cultura, as suas raízes, na sociedade. sei lá... às vezes tenho a impressão que num dado momento da festa alguém percebeu que não havia nenhum (ou pouquíssimos) negro na festa, invés de entregar um convite para os negros do lado de fora, resolveu abrir a porta dos fundos. ou então estou errada e estão fazendo um belíssimo trabalho na educação de base.

    vou parar pq já não consigo organizar as idéias.

    ResponderExcluir
  9. é um assunto que rende longas discuções por se tratar de algo historico. Do passado, presente e futuro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. " é visível que a partir de, e até, certo ponto qnto mais clara for a cor da sua pele, melhor se é tratado na sociedade."


    Mademoiselle,

    Essa questão será tratada aqui em breve. Nos tempos "médios" e finais da escravidão a hierarquização através do tom da pele do afro-descendente era algo recorrente.

    ResponderExcluir
  11. otimo post!
    bruno wolff
    asas negras

    ResponderExcluir
  12. Amigo, é impressionante como o preconceito ainda impera em nossa sociedade,quando falo pras pessoas que sou negra, as mesmas falam da seguinte forma, ahhh vc não é negra, é morena e eu rebato, é sim, mas se eu nascesse há 500 anos atrás estaria levando chibatadas como qualquer outro negro,e que diferença ser preto claro ou escuro,o preconceito existe sim e infelizmente ainda é implantado por pais medíocres em seus filhos e socialmente é crescente.

    ResponderExcluir
  13. axo q preconceito é uma coisa que sempre vai existir ja sofri então sei como é complicado.
    entao nem tem muito que fazer mais faci é brincar com isso e tentar seguir

    ResponderExcluir
  14. Preconceito Sempre Existira...Muitos Aqui Nao Devem Notar Mais Tambem Temos Atos Preconceituosos Contra Aqueles Que Tem Preconceitos.

    ResponderExcluir
  15. é, temos que cada vez mais buscar reparar este erro histórico
    sou a favor das cotas, não por eu ser negro, mas por ser um modo de diminuir as contradições atuais...

    ResponderExcluir
  16. Será possível retratar um erro histórico??? Se assim for, daqui uns tempos, quero cotas pra obesos, branquelos, sardentos e o que mais vier.
    Acredito que deve ser uma atitude individual, é questão de decisão, consciência...
    Preconceito é ser tratado igual a todos? Ou diferente da maioria?
    Que possamos reparar as brechas existentes em cada "eu".. já será um bom começo!

    ResponderExcluir
  17. Muitos negros têm o costume de se desvalorizarem!! Fazendo isso se protegem, mas não buscam a sua propria realização! Sei que é dificil, mas com muita luta e garra conseguimos!

    ResponderExcluir