quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Porquê de Escrever

Segundo a História, a escrita surgiu na Mesopotâmia por volta do ano 3.200 a.C. e se desenvolveu primariamente pela necessidade de contabilizar os dividendos do comércio e os impostos. Também foi fundamental para a formação de Estados e para a afirmação das pessoas como seres pensantes. É a forma fundamental de transferência de experiência e cultura. Com a multiplicação do saber, a escrita se torna o elemento mais comum a nossa volta. Livros, revistas, Internet, placas, etc. Não é possível estar em movimento sem a todo o momento estar diante de algo escrito.

Mas,

Mesmo quando não o fazemos de forma profissional ou com compromisso,

Por que escrevemos?

No começo de 2008 tive a feliz idéia de começar a escrever esse blog. Por que eu fiz isso? Escrever é uma terapia, mas não só isso. Escrever(em um blog) é um instrumento que eu tenho para compartilhar minhas idéias e visão de mundo, mas não é só isso. Escrever aperfeiçoa a compreensão e traz resultados fantásticos para a fala, a leitura e a própria escrita, mas não é só isso. Eu posso ajudar alguém através do que escrevo, proporcionar momentos alegres, de reflexão, de esclarecimento, mas não é só isso. Enquanto lê esse artigo, você é levado a pensar se estou certo ou errado, você pode concordar ou discordar, logo você é levado a uma análise crítica e a persistência na conclusão disso poderá te levar a novas e velhas idéias, projetos, etc. Mas escrever não é só isso. Escrever é, também, uma forma de você fazer-se entender como pessoa, mesmo que não esteja falando de si próprio. Tem muito de si mesmo nos seus textos, mesmo que você não queira. Engraçado... Quando resolvi escrever esse blog eu decidi não ser “totalmente eu”, adotei um “estilo laico”, baseado meramente em idéias, digamos, científicas, como que para não influenciar os leitores com minhas idéias mais íntimas. Resultado: não consegui. Mesmo que eu não me revele totalmente, é claramente perceptível quem eu sou.

Há muito de si próprio no que você escreve, mesmo que você não queira.

Então, escreva! “Cartinhas de amor ridículas”, como diria Fernando Pessoa, artigos sérios, piadas, versos ou prosa. Mude sua vida ou mude o mundo. Não pare.

Escreva!









49 comentários:

  1. hehe.. eu tabem,tinha um blog,mas exclui,passei muuito tempo sem posta nada na net,mais me veio uma nesececidade de mostra algo,bota algo de bom na net,por isto estou de volta com este blog novinho ; http://blogsfo.blogspot.com/
    boa sorte a nois 2

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre! Obrigado por comentar lá no post sobre o projeto Sunshine manifestando o seu desejo de participar deste.

    Ficaria muito contente sim com a sua participação, vejo que fala deste temas gerais à filosofia, é muito interessante pois a revista Sunshine foca na promoção da cultura e opniões, o que acha de participar da nossa coluna de Filosofia ?

    Vou te fornecer o meu e-mail, pois queria que você por gentileza desenvolvesse um pequeno texto que descrevesse a sua pessoa, em todas as páginas de artigo haverá um pequeno perfil sobre o autor.

    binho_byers@hotmail.com

    Só a títullo de curiosidade, como encontrou a Sunshine? Coleto essa informação para saber onde focar a divulgação da mesma para otimizar nossos resultados!

    :) eu aguardo retorno! Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito.

    Tenho blogs desde 2001, eu era piralha mas viva escrevendo. É relaxante!

    Parabéns pelo blog. Obrigada pela visita no meu blog, nas horas vagas eu ataco de historiadora ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, ótimas idéias!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. HEY, ESCREVO TANTO E HÁ TANTO TEMPO.
    ALÉM DE GOSTAR E DE SER UMA ÓTIMA TERAPIA, ESCREVO PQ SENÃO EU SUFOCO...
    AINDA NÃO ESCREVI NADA DO Q EU GOSTARIA, COM A MAGNITUDE QUE EU GOSTARIA, MAS COMO JA DIZIA MARIO QUINTANA:
    "Poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação."

    ADOREI O POST!
    BJ

    CONHEÇA MEUS BLOGS:
    http://caixadepandora-09.blogspot.com/

    http://queiroz19.blogspot.com/

    http://liu-loren008.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Alexandre...
    Eu de novo!
    rsrsrrs

    Bom, vim agradecer o cometário e dizer que tem outro post fresquinho lá...
    Acabei de postar, se puder dar uma lida. Explica muito(de certa forma) sobre o primeiro...
    Pandora é um ser errante, mas quem não é? Acontece que alguns erros perseguem para sempre!

    bj e mais uam vez obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse texto. Eu adoro escrever, sou jornalista e como estava desempregada comecei um blog para não perder a prática. Concordo quando vc diz que um pouco de quem somos aparece em nossos textos. Não tem jeito. Até para nós, jornalistas, nossa bagagem cultural, crenças, posições, tomam forma na hora de contar uma história, mesmo sem ser parcial com um lado. Muito legal seu blog. Gostei. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. ááá´h.. ai que legal.. meu ultimo post.. foi sobre pq vc lê.. e o seu da escrita.. amei.. um completa o outroo.. beijão passa lá!~~'

    ResponderExcluir
  10. Eu: escrevo para aliviar as tensões, para fazer declarações, para informar, deformar e amar.
    Escrevo para respirar, para viver.

    Leia o que escrevo.
    http://aindamaisestorias.blogspot.com


    http://blogcafeexpresso.blogspot.com


    http://estoriasmediocres1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto! Escrever é viver, msa não é só isso! Escrever é criar outros mundos e fazer com que as pessoas os conheçam!! hehehe!!

    ResponderExcluir
  12. Cara, muito bom esse texto. Eu sempre escrevi muito cara...


    obs: o gatinho da foto era bonitinho *_*

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto.
    Vc me fez despertar pra arte de escrever. Obrigado! Virei fã.

    Bjitosssss

    Martinha

    ResponderExcluir
  14. escrever é importante é uma arte
    abraço

    ResponderExcluir
  15. eu tbm adoro escrever, para mim escrever no blog é uma espécie de voz no mundo, é dar razões à questões sem respostas! sei lá...muita maluquice tbm! parabéns pelo blog. t+

    ResponderExcluir
  16. Não sou fã da escrita não, só escrevo kuando vem akela inspiração, mais adoro ler ^^

    beejo

    ResponderExcluir
  17. gostei de seu Blog!!! e obrigada por visitar o meu!!!

    ResponderExcluir
  18. Tem um poema meu, parecido com o teu.. quer dizer, tem a mesma intenção.
    'gosto por poesia'
    mas cara, escrever é bom demais.
    e teu blog tá bem afude!
    abração!

    ResponderExcluir
  19. Escrever no blog também é terapia pra mim. Quando iniciei, jamais pensei que ele me levaria tão longe, pessoas de todos os cantos do país passaram um tempinho comigo nesse espaço. A troca de informações me fez muito bem, e mesmo escrevendo de maneira um pouco mais técnica, me revelo pouco a pouco para quem me lê! Adorei o Post!!!

    ResponderExcluir
  20. Isso ae cara escrever é terapia faz bem demais
    até as besteiras que eu coloco no meu
    hahah

    ResponderExcluir
  21. De primeira eu tinha a impressão e até hoje um pouco ainda, de que escrevendo alguma coisa num blog eu estaria perdendo algo de mim, por oferecer a minha idéia, os meus pensamentos, mas você tem razão quando diz que alguém pode ler o que escrevemos e se inspirar ou ter um impulso de fazer algo na vida dele(a), e assim vai...
    Muito bom esse post...

    ResponderExcluir
  22. Mesmo não sendo bom com as palavras nada melhor que escrever, digitar...

    Ajuda tbm a aprimorar...


    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Concordo em muitos pontos...escrever é bom e faz bem.. tenho prazer de escrever qdo entendo do assunto.. e todos deviam praticar esse ato..!! é importante a leitura tbm ;)

    ResponderExcluir
  24. É isso ae cara...maneira melhor para expressar nossa Razão, não há!
    Até poruqe,o que seria da História,do ser Humano, sem a escrita? ; )

    ResponderExcluir
  25. Lendo a parte que você disse ter adotado de princípio escrever de uma forma mais científica, ou como você próprio disse, "um estilo laico" me fez concluir novamente que de fato nosso blogs são redigidos conforme nossas emoções, rsss... Eu geralmente utilizo meu blog como um desabafo, ou até mesmo como um diário. Eu, ao contrário de você, quando comecei com essa onda de blogs pensei em escrever apenas sobre eu, mas mudei muito, até blog totalmente destinado a humor eu já tive, mas agora estou me deixando levar pelo momento, o que eu estiver vontade de escrever escrevo, pode ser sobre meu dia, sobre meus pensamentos, sobre um artigo no jornal, sobre um acontecimentoe etc...
    Seu blog é ótimo. Quando poder dá uma passada no meu ;)
    Abração!
    http://espectrobipolar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. então eu escrevo as futilidades...

    por que escrevo? não sei responder.. costumo dizer que escrevo porque escrevo. pra mim é algo tão natural quanto respirar.
    quando criei o blog foi só para espairecer mesmo, uma espécie de "blogoteriapia". acho legal quando alguém se identifica com o que escrevo, mas não escrevo pra isso. geralmente escrevo (mais) pra mim mesma, mas não sei meu real propósito inconsciente. talvez só para externar algo, é como transpirar (só que com um aroma mais agradável -hehe).
    acho impossível escrever qualquer coisa sem deixar um pouco de si, nem que seja nas entrelinhas.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Para mim escrever é uma especie de terapia, e de ver de uma forma concreta tudo que acontece dentro de mim, envolvendo meus pensamentos e sentimentos, e o melhor é ver gente se identificando com isso!

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Pra mim, escrever tournou-sem parte do cotidiano. É uma das atividades que mais gosto de fazer e me sinto muito feliz quando termino um texto.

    Mas não é só isso, rsrs!

    ResponderExcluir
  29. Se eu não escrever minhas loucuras de vez em quando, fico mais louca!

    bjinhos,

    Simone.

    ResponderExcluir
  30. Escrever realmente é terapeutico ... leva a lugares e estados de consciencia diferentes dos que vivemos.

    ResponderExcluir
  31. "Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. (...) Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva. Não estou me referindo a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase possível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação. Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada... Lembrando-me agora com saudade da dor de escrever livros."

    clarice lispector

    ResponderExcluir
  32. Escrever para mim, é uma forma de eternizar pensamentos que minha voz, fraca, não consegue fazer!
    Belo post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. escrever é uma forma de transformação social, creem os jornalistas, é uma forma de sensibilização e alargamento de experiencias, creem os literatos, é uma forma de esclarecimento creem os homens da ciencia...

    escrever nos faz bem de multiplas formas e por isso é tão fascinante e encantador. é começar a escrever pra não querer mais parar.

    abraços

    ResponderExcluir
  34. escrever faz muito bem de varias formas como diz a mocinha acima é muito bom escrever
    abraço

    ResponderExcluir
  35. REalmente é isso! Eu começei a escrever em diários, peças de escolas e hje estou no meu segundo livro, breve publicado*_*
    Todos nós precisamos de um conforto, de algo que sirva pra todos os momentos.
    Alguns desenham, outros tocam, dançam, cantam, bebem... eu escrevo.:D

    ResponderExcluir
  36. Você escreve super bem! Adorei seu texto e me identifiquei com ele. Às vezes é difícil falar, mas com a caneta na mão - ou o teclado à mão - o sentimento flui e as palavras chegam fácil. E por isso, pego o seu conselho e digo prá você mesmo: Escreva! Não pare! Parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Escrever, além de ser uma terapia, é ótimo para aperfeiçoar o nosso poder de persuasão e debate. Não sei se vc fez de propósito no texto para marcar o estilo, mas eu só não gostei da repetição constante da frase "mas não é só isso".

    Abraço

    ResponderExcluir
  38. Apesar de esistirem diversos motivos para se escrever, eu acho que o que mais me motiva é o fato de expressar minha opiniões... E concordo, com certeza sobre o fato de que cada pelavra escrita leva um pouco de nós, e nós, um pouco dela..
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  39. existirem* /assassinei a lingua portuguesa por alguns instantes :O

    ResponderExcluir
  40. é claro! escrever nos possibilita dizer o que quisermos. sem ficarmos tristes com as censuras alheias desse "mundo" que tenta nos controlar como marionetes

    ResponderExcluir
  41. Escrever é uma terapia para mim também.
    Não me vejo um dia sequer sem escrever.
    Faz parte da rotina da minha vida.

    ResponderExcluir
  42. escrever é uma necessida, escrever bem é um dom, que poucos tem.

    seu blog mostra que voce sabe escrever e tem esse dom

    parabens

    ResponderExcluir
  43. É a primeira vez que venho no seu blog e adorei o seu texto pq também gosto MUITO de escrever e ler. Eu curso jornalismo pra poder escrever, porque eu acredito que é escrevendo com seriedade e responsabilidade que a gente tem a oportunidade de fazer com que as pessoas abram sua mente e são mentes abertas que podem melhorar o mundo.

    E escrever é algo gratuito e fácil que só traz benefícios. Mesmo quando não se sabe escrever muito bem, se você expressa uma idéia você ganha. Acho que isso é o que há de mais encantador na escrita.

    Bem, tenho um blog pessoal, mas também acabei de fazer um sobre filmes. Depois dá uma passadinha lá:

    http://filmessaomaislegaisdoquepessoas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Escrever liberta a alma e o homem. Existiram dois mundos: o pré-escrita e o pós. Antes, o homem era animal, depois se tornou um poeta.

    ResponderExcluir
  45. BELO POST!
    ESCREVER PARA MIM É UM IMPULSO INCONTROLÁVEL!
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  46. mto bom....

    nós começamos a escrever num momento de raiva... dps não paramos mais... agora apenas nos divertimos!! hehehe

    abraços,
    valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Cara, antes de tudo excelente texto, muito bom mesmo!
    Uns dias atrás eu estava pensando extamente sobre isso. Vc praticamente escreveu tudo aquilo que eu pensei e não consegui transformar em palavras.. haha
    Vou salvar esse seu post aqui pra comentar com mais calma depois.
    Mas parabéns mesmo!

    oblogdojohnny.wordpress.com

    ResponderExcluir