segunda-feira, 2 de março de 2009

Mídia Televisiva x René Descartes – Você pensa?

Criado na década de 1920, o aparelho de televisão em pouco tempo passou a fazer parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. É o mais poderoso e popular sistema de comunicação já criado. Com os sistemas de transmissão variados e fortes, a TV tornou-se um meio muito interessante para entretenimento, informação e assimilação cultural. Mas, como “a mesma mão que mata é a que balança o berço”, esse prático e interessante aparelho tem servido para a deterioração da sociedade. Faremos aqui uma pequena análise de uma das maiores características da televisão: A alienação, que força o consumo, estagna o interesse e capacidade de consciência, desvia a atenção de outros meios culturais, entre outros males.

Para entender isso é simples. Observe a grade da maior emissora de TV do país. Nos dias semanais você tem: TV Globinho, Sessão da Tarde, Mais Você, Novela das 6, novela das 7, novela das 8, Vale a Pena Ver de Novo, Malhação, Vídeo Show, etc(você pode lembrar de outros). E fim de semana? Tem o Faustão e suas vídeo cassetadas, para rir e se divertir com a desgraça alheia. Isso sem falar em ter que agüentar atrizes e personalidades fúteis e sem uma mínima formação intelecto-cultural atuando como formadores de opinião. Ah! E tem os comerciais, pois a televisão existem para os comerciais. Os programas são produzidos para que você assista aos comerciais. “Compre!”, “Consuma!”, “Beba!”. “Compre de novo!”. Embriague-se com moderação! A TV é o intermediário entre a agência de propaganda e o consumidor. A sua função é fazer você consumir. Interessa aos poderosos que pessoas com pouco espírito crítico assistem aos programas de TV. Interessa a eles pessoas que não pensem, que comprem o que eles mandarem.

“Consumo, logo existo”

Tem o Big Brother Brasil, não poderia deixar de citar. A fofoca em nível nacional. Um programa que não dá pra entender nem o porquê do título “grande irmão”. E depois de terminado o programa a gente que não o assistiu tem que aturar as notícias de “fulana(ou fulano), ex-bbb” vai posar pra revista tal, e o pior, eles filosofando sobre cotidiano e comportamento em toda a mídia nacional! Vamos lembrar também do Pedro Bial(um homem inteligente e culto, a serviço da hipocrisia) com suas frases “Salve, salve nossos heróis, nossos guerreiros, nossos mártires, nossos fiéis sobreviventes...”. Como está falido o conceito de heroísmo! Você sabia que há milhares(sim, eu disse milhares!) de escolas no Brasil sem banheiro, sem piso, e com número insuficiente de assentos e mesas? Você sabe que esses professores do Nordeste ganham uma miséria ainda maior para trabalhar em regime de quase sacerdócio e também sabe que muitos dos seus alunos acordam de madrugada, de estômago puro, para assistir aulas nessas condições precárias. Não seriam esses mestres e estudantes verdadeiros heróis, dignos de assim serem chamados em horário nobre?

Emissoras de TV tem a obrigação de manter programas educativos em sua grade. Mas, perceba, esse programas são em horários indecentes! Globo Ecologia e Globo Ciência, por exemplo, são exibidos praticamente em madrugadas. A educação proporciona capacidade analítica, permite escolhas baseadas na racionalidade, causando um consumo consciente.Você acha que isso interessa a quem se afortuna com a audiência dos menos sabidos e conscientes?

O brasileiro assiste, em média, cinco horas por dia de televisão. Qual será a média diária de leitura, de conversa sadia, de aprendizagem, da prática de ajuda a quem precisa????

A Alienação que causa a necrose na capacidade de pensar da sociedade não é apenas motivada pela televisão e seus canais populares, mas é bastante coerente reconhecer que hoje eles estão entre os principais inimigos da sociedade. O conceito de existência real atrelada ao poder de pensar e agir conscientemente é derrubado pela imposição do comércio psicótico que a televisão exerce, obrigando ao consumo desenfreado e vazio. René Descartes deve estar se revirando no túmulo...

É claro que eu assisto televisão, pouco, mas assisto. É claro que precisamos de entretenimento na televisão e fora dela. Mas, como para tudo, é preciso um uso consciente desse tão interessante meio de informação, entretenimento e assimilação cultural.

“O ser humano não tinha aprendido a amar o próximo e já tinha inventado a televisão, que ensina a desprezar o distante.” (Millôr Fernandes)

Você pensa? Você existe?

35 comentários:

  1. Gostei do post...
    Uma "sacodida" pra ver se as pessoas despertam pra outras formas mais interessantes e produtivas de utilização do tempo.

    Gostei daqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não assisto TV,porque TV hoje em dia não tem nada que preste!ai vocês me dizem que perco muito tempo no PC,mas no PC eu ao menos posso procurar algo que me entretenha,ao contrario da TV que nos últimos anos só passa desgraça e drama!
    concorda?
    Visitem:JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  3. olha, difícil, se procurarmos com atenção acharemos bons programas...
    O problema é que as pessoas se acomodam nas mesmas emissoras, nos mesmos programas....como um vício ...

    ResponderExcluir
  4. NÃO PRECISO ADICIONAR MAIS NADA...
    PERFEITO.

    ResponderExcluir
  5. TV virou vicio.. deveria ser apenas lazer..
    Adorei o conteúdo!
    beijos ;*

    http://imaginarescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente tem o intuito original de promover o consumo. Foi com esta finalidade que a tv comercial nasceu e vive até os dias de hoje.
    Não discordo deste argumento, assim como não discordo de que basear suas informações, conhecimentos, entretenimento, cultura, diversão e lazer em apenas este poderoso meio de comunicação é sinônimo de burrice, ignorância e pessoa alienada.
    Porém, não dispenso a atenção de algumas horas de meu dia a esta magnífica janela para o mundo que se encontra no centro da sala de minha casa.
    Não creio que seja a TV a responsável pela ignorância da MASSA. Afinal, assisti-la e ir ao teatro, cinema, ler um bom livro, estudar e refletir sobre diversas questões não torna ninguém ignorante e alienado. O que faz isto é a concentração de sua fonte de sabedoria, cultura e lazer nela.

    Deu para entender mais ou menos um pouco do que penso a respeito?

    Recomendo para você a leitura do post BBB ou FUTEBOL do meu blog proudBrasil. Onde eu comparo este TÃO criticado reality com a maior paixão nacional.


    Abraços;

    ResponderExcluir
  7. Bravo! Bravo!
    muito boooom!
    a tempos não vejo uma crítica sobre o jeito que atiram a informação através da TV!
    "a TV tornou-se um meio muito interessante para entretenimento, informação e assimilação cultural."(obs: se é que pode chamar isso que fazem as pessoas engolirem, de cultura)

    um ponto interessante:
    Existe um telefone(0800 619619)
    que serve para uma espécie de "controle",
    ou ranking de programação, quando acha que
    a programação está de baixa qualidade,
    ou é ofensiva, ou qualquer ciosa parecida, você liga e "denuncia".
    é muito bom!

    comecei meu blog com críticas, há pouco mudei para poesia, mas ver seu post me fez explodir em novas idéias!

    obrigado por escrever algo bom!

    ResponderExcluir
  8. de repente me lembrei de uma frase"vc n é auuilo que você consome"

    ResponderExcluir
  9. A TV é necessária pois alimenta a grande massa da população brasileira que não tem nada alem das novelinhas da globo....lógico que cria alienação, basta ver a tremenda audiencia do big brothe, um programa que leva nada a lugar algum.

    ResponderExcluir
  10. todo mundo fala nesta alienação causada pela televisão... é bem verdade que a midia influencia de uma forma bem abrangente, mas daí se deixar levar por ela é coisa de pessoas sem personalidades...

    e o pior é que existem aos montes por aí! abraços e parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Temos a mesma rotina na TV todos os dias da semana, seja qual for o canal, são os mesmos programas, e dessa rotina nós não reclamamos.
    Seguimos e viciamos. Aliás, não generalizando; eu sou uma, não tenho paciência pra ficar alienada em frente à uma TV, muito menos assistir novelas e "BBBOSTA".
    Assuntos culturais e educativos mesmo são poucos, e menos ainda os que assistem.

    Pois é, essa é a alienação rotinada da vida da maior parte dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto.
    Entendo o uso da Globo como sustentação de seus argumentos, mas tem mais emissoras por aí fazendo o telespectador de bobo.

    Quando falamos em alienação pela tevê pensamos em exemplos óbvios como a falta de um personagem principal de novela negro (que não seja pobre) em horário nobre, o que aumenta o racismo, mas tem muito mais coisas nos influenciando do que apenas o que se vê.

    O senhor aqui de cima disse que para não ser alienado é preciso ter personalidade, mas duvido ele negar que em uma tarde de verão ele não tenha pensado em beber um copo de Coca-Cola gelada ou que em algum momento na vida não tenha optado pelo produto que ficou famoso por uma novelinha global.
    Não acho que isso seja o divisor de águas entre os seres alienados e os seres de personalidade. Afinal pode acontecer, e isso não é – de forma alguma – condenável.

    O problema em minha opinião é o não incentivo ao pensamento de uma forma geral. Tanto pelo governo, como pela classe alta e pelas emissoras. A verba do ensino é enviada aos presídios e aos políticos corruptos, os programas de televisão incentivam o uso de rimas e a preferência por idéias mastigadas, as classes altas preferem empregados não pensantes. E assim os cidadãos se formam com um poço mental para receber qualquer informação e aceitá-la.

    Falei de mais. :)

    Um abraço, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Ps.: "os programas de televisão incentivam o uso de rimas", deveria ser: "os programas de televisão incentivam o uso de gírias".

    ResponderExcluir
  14. Televisao é que poderia vir com um selo do ministério da saúde: "O ministério da saúde adverte, ver televisao sem moderaçao pode causar ignorancia aguda"

    ResponderExcluir
  15. Legal a postagem... Gostei do blog!

    Abraço.



    Visite-me

    http://saulolopes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. nao assisto TV. somente leio jornais e uso web. nao curto TV - eventualmente MTV ou algum humoristico entao nao posso falar nada.

    ResponderExcluir
  17. TV é essencial, fato. Mas nada, eu digo NADA, com uso excessivo ou errado faz bem. Muita coisa que a gente ve na TV é sensacionalista, faz a cabeça da gente e simplesmente não presta. Eu vejo TV, curto ver. Modero ao que me interessa ver, só isso. Um bom programa do Jo, Jornal da Globo, algumas séries e um pouco de curiosidade em uns canais da tv a cabo. Como já disse, TV tem que vir com o selo do ministério da saúde!

    ResponderExcluir
  18. Fazer o quê? A tlevisão forma, informa e deforma =\
    muito boa crítica õ/

    ResponderExcluir
  19. Vc viu o horário que eles passam o globo rural e o globo ecologia que são os menos ruins da programação??? que consegue assistir????

    ResponderExcluir
  20. Nossa a tv aberta hj em dia é uma porcaria, quem nao tem tv a cabo hj tem que se virar com os lixos que eles produzem

    ResponderExcluir
  21. Selinho pra você ;D
    Acho que amanhã o selo já está no meu blog!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  22. Ainda acho que um dia tv vai falir, por causa da internet. Pelo menos na internet vc tem mais poder pra escolher o que quer ver

    ResponderExcluir
  23. Hahahaha...

    Tá lá, tá lá... Postei agorinha!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. realmente a TV é um vício muito grande xegando a levar várias pessoas kuase a se tornarem 'zumbis' , adorei o titulo consumo, logo existo!
    estamos numa sociedade muito consumista mesmo ¬¬'

    beejo

    www.xisde-xd.com

    ResponderExcluir
  25. Seu é blog é essencial! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Acho que a tv pode, sim, influenciar pessoas. Mas quem tem um mínimo de opinião formada consegue driblar facilmente essa influência.

    ResponderExcluir
  27. Televisão e consumismo, como você descreveu relação intríseca. Nesse assunto, devemos lembrar a definição e estrutura do chamado Quarto Poder e o processo de concessões no Brasil que corrobora essa definição.

    Abraço
    aurasacrafames.blogspot.com
    Para quem deseja ver a sociedade atual diferente!

    ResponderExcluir
  28. Texto muito bom, parabéns. Já havia escrito sobre isso em meu blog mas não com essa qualidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  29. adorei o post realmente perfeito, tv deixou de ser lazer e virou vicio,
    a sociedade está alienada, assito tv siim adoro assitir, tenho vontade de assistir programas como globo ecologia e talz mais pela hora kee passa não dá=//
    é uma pena

    ;**

    ResponderExcluir
  30. Televisão é algo hj em dia que só dentro de 100% de 4 Canais Populares, 12% é algo instruitivo e de Futuro, Novela tá tendo muita "merda".

    VIsita?
    http://patocursos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. BBB é a pior coisa da história da tv e um monte de gente adora essa bosta ¬¬³
    Mas sei lá tem várias coisas que eu gosto na TV

    ResponderExcluir
  32. Tenho Tv a cabo U.U ( mais mesmo assim é uma merda as vezes )

    ResponderExcluir
  33. O pior é que isso serve como uma ferramenta para perpetuar as desigualdades no Brasil.

    ResponderExcluir
  34. Ultimamente temos visto a falência da televisão brasileira com programas chatos com "apresentadoras" recem saidas de algum concurso e seus quadros entediantes que acaba deixando o telespectador muito chateado, novelas com muito besteirol, filmes chatissimos e assim segue. Porém e louvavel ressaltar que o telespectador já não se engana com tão pouco e cada dia torna-se seletivo.

    ResponderExcluir
  35. É realmente digno de aplausos, quando nos deparamos com pessoas que tem um pensamento inteligente, que, como tal, podem tecer críticas tão verdadeiras como essas!
    Parabéns pela mensagem,concordo plenamente, pois afinal, o nosso país é considerado como atrasado em nível intelectual, porque os responsáveis pelas informações, ao invés de informarem, desinformam nosso povo!

    ResponderExcluir