terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Felicidade - O quê que é isso?????



Tenho certeza de que, por mais que eu use palavras convincentes e argumentos plausíveis, não terá sido possível definir claramente tal palavra. Ou talvez a mais singela explicação a explica inteiramente.

Vamos definir simploriamente. Felicidade seria (impossível não designar condicional no verbo) a satisfação, o bem-estar, a sensação de paz interior. Podemos usar expressões sinônimas mais explícitas como júbilo, êxtase, alegria duradoura, entre outras. Você pode dizer que está feliz, significando um momento explosivo desse sentimento. Pode dizer, no entanto, que é feliz, demonstrando uma sensação de bem-estar contínuo.

Para Nietzsche felicidade consistia em fazer o que simplesmente apraz, não importando se as convenções sociais consideravam morais, imorais ou amorais a prática da felicidade “diferente do que a sociedade estava acostumada”. O importante, portanto, é obter prazer, desconsiderando se é “socialmente” certo ou errado. Para Calvino e a corrente do puritanismo a obtenção da felicidade genuína viria da a sólida realização de atitudes que constroem sentimentos e respostas que não ferissem as normas vigentes da boa vida em sociedade. Para Calvino, portanto, a felicidade, era algo puro, e não se obtinha de qualquer forma. Para os filósofos hedonistas o fundamento da vida moral é o prazer, logo, isso é felicidade. Para filósofos epicuristas uma vida de prazer predominante era a chave para a felicidade. Para o Budismo a felicidade está em renunciar as coisas do ego, visão bem diferente do Hedonismo e do Epicurismo. Para alguma outra pessoa, sendo ela um pensador renomado ou não, felicidade pode ser alguma coisa boa entre coisas ruins. Enfim, há muitas visões de felicidade. Qual a certa e qual a errada? Existe a certa ou a errada?

Algumas pessoas têm o que pensamos ser “tudo para ser feliz”. Mas não são. Por quê? Eu posso comparar duas situações.

- Certa vez numa fila de banco um senhor muito humilde, trajando roupas puídas e um chinelo bem gasto pediu-me para ler seu extrato de conta corrente (ele me confundiu com alguém do banco). Ele tinha mais de 60 mil reais em sua conta e, provavelmente, estava muito feliz em ter tomado o ônibus lotado, trajando sua roupa surrada e seu chinelo muito gasto. Ao passo que ele podia ter um carro e roupas melhores. Ele devia sentir-se muito feliz com as humildes refeições que tinha em seu humilde lar, mesmo podendo comer em restaurantes e morar numa casa com ar condicionado.

- Noutra vez um cliente numa belíssima mansão situada numa enorme propriedade de frente para o mar de Armação dos Búzios reclamou para mim que não tinha paz (felicidade).

A relatividade desse sentimento chamado felicidade é por demais clara. É possível que alguém que tem uma esposa ou namorada linda, maravilhosa, atenciosa, inteligente, pacífica (imagine um monte de outros adjetivos interessantes)e, além de tudo, que o ama muito e não se sentir feliz. É possível também que alguém queira muito menos que isso da vida para ser feliz ou ainda alguém que não tenha nem tem perspectiva alguma de tantos favores do destino e se considerar uma pessoa feliz.

A felicidade é algo complexo à medida que nós somos complexos. A felicidade é algo difícil à medida que nós mesmos somos difíceis. A felicidade é algo ilusório à medida que nós criamos utopias negativas em nós mesmos. A felicidade é algo inalcançável à medida que nós não a deixamos nos alcançar.

A felicidade pode ser qualquer coisa, mas você precisa saber o que ela é pra você. A felicidade está nos grandes empreendimentos e também nas pequenas coisinhas, pequenos eventos de meio segundo de duração.

Talvez eu seja bem prosaico se considerar felicidade aquilo que te completa, aquilo que não apenas te faz sorrir ou chorar numa explosão de emoção, mas também algo que te faz sonhar, ser melhor e fazer melhor.

O que quer que seja a “felicidade”, ela certamente é algo ao seu alcance. Porém, você pode decidir pra você mesmo que ela é impossível. Eu tenho certeza de que essa decisão fará de você uma pessoa infeliz.

Felicidades pra você, leitor!!!!



(Obs: a insistência em grifar a palavra FELICIDADE é com o objetivo de fazer no leitor uma lavagem cerebral. Pra você ser de hoje para sempre muito FELIZ)

13 comentários:

  1. um bom texto , que todo tenha felicidade

    ResponderExcluir
  2. Jah leu o livro vale a pena fazer o bem??

    se não leu, leia

    Fica dica

    ResponderExcluir
  3. Aprendi que o sentimento de felicidade vem quando estamos em harmonia com o todo !!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este post, e o seu blog é interessante... gostei de verdade! Meus parabéns, e sucesso!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoreei!
    muito bem escrito!

    Visitarei mais vezes!

    Abraços e seja feliz vc também!

    ResponderExcluir
  6. Eu não creio nesta história de felicidade plena e completa. De se viver FELIZ =]

    Eu creio em viver. Com seus momentos felizes, tristes, chatos, divertidos, alegres e tristonhos... A vida é feito de um misto de TODAS estas emoções. Temos que buscar viver e não a felicidade.
    A busca incessante pela FELICIDADE é o primeiro passo para nos distanciarmos dele.

    ResponderExcluir
  7. Oii.. Obrigada pela visita. Obrigada pelo elogio tbm.
    Gostei do seu blog.. tema interessante..
    Conte com a minha visita sempre!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Bom , comi vários pedaços dele e não me deu nada :D

    Ah , gostei da poesia
    e além disso tbm gostei do seu blog ;)

    ResponderExcluir
  9. Sobre o texto: Felicidade, o que é isso??

    Xandi,

    O Pastor Edson Rebustini, da Igreja Bíblica da Paz em São Paulo, sempre diz:
    “O povo de Deus é o povo mais feliz da terra.”
    Quem é o povo de Deus?
    Eu creio que o povo de Deus é todo aquele que tem um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo.
    Eu também já ouvi alguém dizer que quando Deus criou o ser humano, ele colocou em sua alma um espaço que só pode ser preenchido por Ele.
    Imagine que a nossa alma fosse um quebra-cabeça. Tem uma peça que só Deus pode preencher, o ser humano tenta preencher este espaço com várias coisas e nunca consegue encaixar, isto é, nunca consegue se satisfazer, porque Deus fez que este espaço fosse preenchido por Ele mesmo, e assim a alma humana consiga a paz e conseqüentemente a felicidade tão almejada.
    Creio também que até o povo de Deus tem momentos de tristeza, isto é, falta de felicidade.
    Eu mesma posso dizer que em alguns momentos de minha vida vi o silencio de Deus, aonde eu perguntei: Deus, onde cadê Você?
    No último CD do Michael W. Smith, A New Hallelujah, antes da música HELP IS ON THE WAY, ele faz um comentário, ele diz que viajou em vários lugares do mundo, e conheceu pessoas incríveis no Reino de Deus, que passam por tantas lutas, então ele diz:
    “Meu Deus vai libertar vocês, toda vez. Às vezes tem momentos muito difíceis, quando você está no deserto e diz: Deus, onde está Você? Eu sei que Você está aí, mas eu não posso Te ver, eu não posso Te Sentir, eu não posso Te tocar . Onde está Você? Para estas pessoas hoje a noite eu tenho uma música, que se chama HELP IS ON THE WAY. (O socorro está a caminho).”
    Lembro também a história de Jó, conhecido por sua paciência, apesar de fazer parte do povo de Deus, ele passou por momentos tão difíceis, que eu acho que eu não agüentaria. Mas apesar disso tudo ele teve ESPERANÇA, por isso disse:
    EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE!! E UM DIA ELE SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA.
    Sem querer fugir do tema, creio que todo ser humano passa por momentos de luta, claro que existe muitas coisas que não entendemos ainda o porquê. Mas esperamos a libertação em Deus. Conforme a música do MWS:

    AGUARDE! O SOCORRO ESTÁ A CAMINHO

    Abraços

    Deus te abençoe

    Anahid

    ResponderExcluir
  10. uhasuhuh q legal esses voo dos passaros XD, Feliciade é é é ?? hum...rsrs tentar fazer tudo que vc gosta eu acho XD

    ResponderExcluir
  11. ah, eu acho que no fundo, a felicidade é um estado de espirito e a felicidade plena muito poucos conquistam :D /fato

    ResponderExcluir
  12. encontrar a felicidade é o sentido da vida

    ResponderExcluir