sábado, 24 de janeiro de 2009

Como Resolver Problemas? (dicas humildes de quem pouco entende)


Não é preciso conhecer muita gente pra ter no círculo de amizade pelo menos meia dúzia de pessoas choramingantes, lamentosas e reclamantes da sorte que a vida lhes proporcionou. E, como ouvinte bom e solícito, o prezado e paciente leitor responde com sinceridade de coração utilizando frases como: “Tudo vai melhorar”, “Tenha confiança”, “O tempo resolve tudo” e por aí vai. Claro que você não poderia dizer o contrário. Imagine um amigo(a) chorando as mágoas de problemas não resolvidos e você falar: “As coisas ainda vão piorar pra você”, “Desista de acreditar e morra”, “O tempo vai passar e você vai continuar na lama”.

As pessoas têm diferentes maneiras de perceber e lidar com seus problemas. Algumas são otimistas, seguras de si, autoconfiantes, muitas vezes se fecham e procuram resolver sozinhas as questões que as angustiam. Muitos outros são pessimistas, não acreditam em soluções, acham que tudo está perdido e vêem o choro e lamentar como uma forma de extravasar o que pensam não ter solução. De qualquer maneira, acredito que algumas atitudes cabem a todos os grupos de pessoas com problemas a resolver.

Claro que eu não sou um especialista em conselhos pra pessoas com problemas difíceis, mas algumas coisas práticas todos sabem, inclusive os que, como eu, tem problemas relevantes e, pelo menos de quando em vez utilizam alguns ombros amigos para despejar lágrimas. Como meu nome não é Augusto Cury e muito pouco ou quase nada sei de psicologia não vou ficar me delongando. São coisas que eu aprendi teoricamente, pelo menos, e que acho coerente.

- Identificar o problema. Não existe problema invisível. Talvez seja preciso uma boa auto-análise pra você mesmo entender o que se passa consigo. Mas você deve saber bem porque chora. Não se faça de desentendido. Pra um homem pode ser duro reconhecer que está sofrendo devido o seu orgulho ou incompetência técnica em alguma área da vida. Pra uma mulher também não deve ser fácil reconhecer erros que mexem com o seu brio. Eu quero dizer que a menos que o universo esteja duramente conspirando contra você ou uma conjunção astrológica muito desfavorável esteja te causando uma onda de azar inédita, o problema (ou parte do problema) é você ou está em você!

- Acredite na possibilidade de tudo ficar bem, sem ser fantasioso. Confie em Deus, confie em você. Se você não acredita, melhor parar e começar a chorar desesperadamente. Ou chame o Chapolin Colorado...

- Mãos à obra. Acredite na ajuda divina, mas não cruze os braços esperando que Deus desça pra resolver o que cabe só a você. Bem.. Você já sabe o que precisa resolver e acredita que vai resolver. Teoricamente(talvez apenas teoricamente) é bem simples. Exemplo: se o teu problema é o não rendimento no trabalho devido o cansaço, diminua as noitadas. Se você perdeu um grande amor por ser “duro”(não falo de grana), passe a ser mais maleável, amável. Se for “duro” de grana, qualifique-se e melhore sócio-economicamente. São apenas exemplos. Se o teu problema precisa ser resolvido junto a outras pessoas, aí é mais difícil, mas certamente essas pessoas também querem que tudo seja resolvido da melhor forma. É bem possível que você precise de ajuda externa. Não deixe de em contar com amigos experientes e procure ajuda profissional também, se necessário. Se você estava agindo de forma errada, a causar problemas, é preciso fazer o contrário, uma conversão de atitudes.

Muitas vezes, mais difícil que efetuar uma mudança interior é dar continuidade na nova maneira de proceder. Mas é preciso, pois cometer os mesmos erros fará com que os mesmos problemas voltem. É bem verdade que problemas precisam de tempo para serem resolvidos e em alguns casos o primeiro remédio é o tempo(porém, cuidado com a acomodação).

Que 2009 seja um ano de resolvermos antigos problemas e evitarmos novos.

Obs.: O amigo leitor pode contribuir com essa matéria, dando outras dicas na seção de comentários. Assim, eu vou atualizando essa postagem.

Abração!

12 comentários:

  1. É cara disse muito bem o que acontece
    em geral na sociedade. Não há como fugir
    de pessoas com pensamentos pessimistas ou
    as vezes simplesmente a má vontade de algumas.
    Mas também vão existir "anjos" que dizem, uma
    palavra amiga para o nosso bem. Agora tudo
    começa por nós mesmos como você falou:
    -Indentificar o problema.
    -Pensamento Positivo.
    -Mãos a obra.
    E eu digo é simples assim.
    Abraço cara ótimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Axo q o mãos a obra é o fundamental

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que vc escreveu, apesar de todo detalhamento,o enfoque incide em apenas uma coisa : ATITUDE.
    Se vc continua a reclamar dos seus limões e não faz nada pra mudar,como vai querer doces laranjas?rs.
    O Padre Fábio de Melo, escreveu com muita propriedade em um dos seus livros:"...Não tenho notícias da existência de uma novena para emagrecer, a não ser que seja rezada correndo.Crer na intervenção de Deus só é honesto mediante a experiência da atitude comprometida." A nossa prece tem que se transformar em atitude,caso contrário Deus fica desmoralizado. O nosso lugar é a história, o concreto do chão( ou da laje rs).

    Com admiração,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. http://espelhoinverso.blogspot.com/

    É, acho que passei por tudo isso, esses dias, desde que o ano virou... E agora, estou ponto às mãos à obra.

    Podemos nos add, linkar, enfim...?

    ResponderExcluir
  5. É preciso ser otimista, e eu sou pessimista.


    http://blogdgabriel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ter problemas e não perceber a capacidade de resolvê-los é uma característica, talvez, dos novos tempos. Temos o tempo todo que ser os melhores, os mais bonitos, aqueles que têm os equipamentos de última geração. Quando não conseguimos alcançar os padrões estabelecidos começamos a nos considerar incapazes e frustrados, é aí que está a principal questão, será que pessoas com tal grau de insatisfação e imaturidade estão prontas para lidar com os problemas???
    O indivíduo que se aceita, se gosta, respeita seus limites e reconhece suas possibilidades, melhor dizendo, TEM UMA EXCELENTE AUTO ESTIMA, está totalmente pronto para enfrentar a vida, com seus fracassos e vitórias.

    ResponderExcluir
  7. Cara, vou começar meu post te dando uma dica, mude a cor do seu título do blog, pq confundi com a figura.

    Seu post foi bom, ajuda quem tem muitos problemas, principalmente qdo vc fala de Deus, às vezes (se não sempre) só Ele msm pra segurar nossas pontas.

    Quando eu tenho algum problema eu costumo fazer uma auto análise como vc falou, só assim vc consegue resolver, assim msm é complicado, pq as vezes não se pode resolver naquele momento, se tem que esperar...

    Como só tenho 16 anos, não tenho tantos problemas, mas os que tenho se eu não resolvo sozinho eu busco o Google, se não conseguir msm assim eu oro a Deus. É isso aí.

    abraços

    http://casosdeformiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O problema é que muitos ficam esperando cair do céu e esquece q antes de receber temos q dar.

    M visita:
    http://noticiapop.com

    ResponderExcluir
  9. O problema é que não nascemos para ser felizes. Ou se preferir, nunca seremos felizes. Não temos maturidade pra isso e quando chegamos a ter, já é tarde demais para corrigir os erros. Então, CARPE DIEM?
    Muito pelo contrário. Ser feliz independe de deitar e conseguir dormir sem peso na consciência. Ser feliz eu já desisti, mas acredito que conseguirei dormir até os ultimos dias da minha vida, sem temer o travesseiro.
    Abraço Alexandre..
    Até as próximas férias.. =] ou até o EMEL!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, você ficou entre os cinco “Melhores Textos de janeiro”, já esta postado em meu blog o resultado, agora é só você copiar o selo e colocá-lo em seu blog, lembrando: você pode mudar o tamanho e a cor do selo.
    Parabéns pelo seu ótimo texto.

    Logo terá o selo de fevereiro, mais este será diferente, eu estarei dando apenas três selos neste mês, para os melhores textos, não será necessário me enviar o texto, eu estarei procurando na “blogosfera”, os três blogueiros vencedores também poderão estar fazendo o mesmo, dando este mesmo selo para mais três novos blogueiros, assim sucessivamente.

    Caso não tenha entendido, entre em contato, pelo meu blog, Orkut ou MSN: jheisonv@hotmail.com

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog e pelo 1° lugar no ''Melhor Texto de Janeiro'' eu fui o 2° :D

    ResponderExcluir
  12. eh caro amigo, sou um desses pessimistas, quando algo da errado, ou tenho clientes limitados, num trabalho concorrido, faço de tudo pra atender bem , deixar o cliente satisfeito e as vezes do nada eles nos deixam , trocan- nos pelo concorrente, isso faz com que nos sentimos um lixo, , acho realmente q nao sou maduro o suficiente, mas fazer o que corremos atras , buscamos nao cruzamos os braços, conversamos com os clientes e as vezes nao adianta, o sentimento e muito ruim.

    ResponderExcluir