sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Você é uma Pessoa de Verdade?




Tudo bem simples
Tudo natural
Um amor moreno
Fruto tropical
Todas as cores
Que eu puder te dar
Toda a fantasia
Que eu puder sonhar

Eu pensei te dizer
Tantas coisas
Mas pra que
Se eu tenho a música (música)
Bom é bem simples
Sem nos complicar
E bastante tempo
Pra te amar...
(Bem Simples/Roupa Nova - trecho)


Você existe, mas você é uma pessoa de verdade? Não estou perguntando se você é matéria física mas falo de algo abstrato. Você é um ser humano, espécie dominadora do globo, é um cidadão, tem direitos e deveres civis e políticos, você é um indivíduo, tem suas características peculiares, é um habitante, com raízes fixadas onde se estabeleceu. Mas é você uma pessoa de verdade?

Pessoas de verdade são desprovidas de preconceito de qualquer tipo, vêem a vida da maneira mais poética, o sorriso tem mais valor que um bem material. Não que essas pessoas não tenham problemas, mas entendem que a melhor solução pra tudo é continuar vivendo amigo da vida.

Vamos, para melhor definir o termo, citar alguns poucos exemplos dentre tantos possíveis de atitudes e tipos de pessoas de verdade. Se você tem uma boa parte dessas características, certamente você é uma pessoa de verdade.

- Dizer bom dia, obrigado, por favor, com licença, sorrir pra quem passa, essas coisas tão básicas parecem que não são importantes, mas são os principais sinais de alguém é de verdade.
- Homens que, pelo menos de vez em quando, abrem a porta do carro para sua companhia. Um ato romântico esquecido. Pessoas de verdade resgatam bons costumes que se perdem no tempo.
- Mulheres que agradecem esses atos carinhosos com um beijo também são pessoas de verdade.
- Oferecer flores, lembrar-se de datas importante e, principalmente, demonstrar carinho e amizade em datas esporádicas constituem-se atitudes de pessoas de verdade.
-Atos de simplicidade: Repetir uma roupa, não se preocupar se um produto, roupa, lugar, está na moda ou não. Ter o mais caro não é o mais importante. Lanchar numa birosquinha não é o fim do mundo. Quem é de verdade anda de ônibus se preciso for, mesmo que tenha carro, e cede seu lugar pra um idoso, grávida ou deficiente.
- Pouca gente gosta de esperar. Vivemos num mundo que tem pressa pra tudo. Esperar alguém se arrumar, por exemplo, é irritante. Muitas vezes um relacionamento é desgastado por causa desses atrasos. Ou por culpa de quem atrasa ou por culpa de quem tanto se irrita com esses atrasos. Eu quero dizer que alguém de verdade pelo menos se esforça pra não atrasar tanto e também se esforça pra não irritar-se com que se arruma para ficar bonita para ele mesmo.
- Reconhecer quando está errado, voltar atrás numa decisão ou conceito são também atitudes dessas boas pessoas. Bem como tolerar os diferentes gostos e opções dos outros. Ninguém tem que ser igual a mim ou a você. Ninguém tem que pensar da nossa maneira. Há diversas maneiras de se descrever uma árvore, por exemplo.
- Ser honesto no troco, saber ganhar e saber perder, ser gentil com os idosos e as crianças.

Estava pensando outro dia quão bom seria se todos fossem como os políticos em tempos de campanha. Eles dão a vez, não se irritam no transito, cumprimentam, acenam, beijam as crianças humildes...

Provavelmente você não tem todas essas características. Eu não tenho. Mas quero ser melhor a cada dia. Pessoas de verdade não querem ser sempre a mesma coisa, elas querem ser a cada dia melhor, a cada dia mais “de verdade”. Pra fechar, pessoas de verdade são simples, mesmo que sejam milionárias. Não são nem se acham perfeitas. Vêem na simplicidade de viver, ser feliz e amar as coisas mais importantes da vida. Por que viver e ser feliz é bem simples... Quando se ama. Pessoas de verdade amam. Eu sou uma pessoa de verdade. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário