quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Cor do Brasil 2 - Martin Luther King Jr.


Mês passado completaram-se 42 anos do assassinato de Martin Luther King Jr.(Desde o início de abril venho pensando em escrever sobre isso, mas o tempo não tem permitido). Filho de pastor batista e professora, King desde jovem incorporara os idéias de liberdade, lema americano desde a sua formação no séc. XVIII, mas que não valia quando a idéia pudesse prevalecer para índios, negros e os de outras nações.

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons"

Adepto do protesto não violento, baseado no discurso do líder indiano Mahatma Gandhi, fez pela comunidade negra americana mais do que qualquer autoridade constituída ou personalidade. Lutou pacificamente contra a segregação racial nos ônibus, ambientes de trabalho, pelo direito de voto para os negros e outros direitos civis básicos. Como resultado parte boa de suas reivindicações foram agregadas à lei americana. Atuante em diversas esferas, colocou-se contra o presidente Lyndon Johnson na questão da Guerra do Vietnã e convenceu uma atriz negra a abandonar um papel no seriado Star Trek, convencendo-a que era importante ter um representante negro no programa. Por sua trajetória em prol de um mundo melhor, King mereceu o Prêmio Nobel da Paz, recebido em 1964.

"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos"

Desde meados do século passado ou autor do famoso discurso “I Have a Dream” já sonhava com um presidente afro descendente em seu país. Postumamente seu sonho se realizou, mas, certamente, ainda há muito o que conquistar na luta pela igualdade de direitos entre negros e brancos, tanto nos Estados Unidos quanto em nosso Brasil.

Estou certo de que, se aqui e lá tivermos outros jovens idealistas e de alma pura como Martin King Jr., independente de etnia, teremos um mundo muito melhor.

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados
por sua personalidade, não pela cor de sua pele"

Martin Luther King Jr. 15/01/1929 - 04/04/1968