domingo, 16 de agosto de 2009

Comida, Diversão e Arte!


Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.

Nessas férias tive a nobre idéias de fazer um curso de extensão na universidade, um curso de História da Arte. Nesse tempo divaguei sobre a importância da arte em nosso cotidiano. Notei, com certo conhecimento de causa, que a gente não precisa nem pode ter uma vida tão trivial, uma vida só de "comida e bebida".

Pouca gente tem acesso a arte, excetuando, em certa escala, as artes da massa, pertencentes da "sociedade do espetáculo". A música que mexe o povão, a novela, os filmes, são decerto arte. No entanto, o "outro lado" da arte, o lado B, as artes visuais de elite, chamadas de belas artes, mesmo as músicas eruditas, o cinema cult, tem pouco alcance. Em parte pela questão de gosto popular, mas não só por isso. É muito facil entender a arte do Zeca Pagodinho(e claro que ele tem excelentes letras e músicas), também facil assimilar a novela das 20h(claro também que a partir dela se obtem noções culturais). Não tão fácil, porém, é interpretar Leonardo Da Vinci ou Auguste Renoir. Esse privilégio acaba sendo mantido para as elites dominantes. Para isso é preciso espírito crítico.

O filósofo Immanuel Kant escreveu:

"Só a crítica pode cortar pela raiz o materialismo, o fatalismo, o ateísmo, a incredulidade dos espíritos fortes, o fanatismo e a superstição, que se podem tornar nocivos a todos e, por último, também o idealismo e o cepticismo, que são sobretudo perigosos para as escolas e dificilmente se propagam no público"(Crítica da Razão Pura)

Compreenda comigo, interessa aos poderes dominantes que tenhamos espírito crítico? Interessa aos mandatários da nação que tenhamos discernimento entre o melhor e o pior, entre o que é bom e o que é ruim? Claro que não. Portanto, isso explica o porquê de a arte que faz pensar e repensar ser liberada a "conta-gotas". Isso explica a nossa fraca política de incentivo as artes. A História mostra que em muitos dos movimentos do mundo moderno que visavam revoluções para melhores condições de liberdade, ética e igualdade estavam envolvidos artistas pensantes, homens que sonhavam e trabalhavam por um mundo melhor.

Apreciar arte, a verdadeira arte, é libertar e libertar-se. Transforma por fora e por dentro. Adoça a vida, abre os olhos e enobrece. Fica aqui o "toque" para que sua vida tenha mais arte.



Obras de arte na ordem :
- Abaporu (Tarsila do Amaral) - NO TOPO
- Impressão, Nascer do Sol (Claude Monet)
- Detalhe da "Luxúria" em Sete Pecados Capitais (Hieronimus Bosh)
- Escultura Pietà (Michelangelo)
- A Noite Estrelada (Vincent Van Gogh)