sábado, 24 de janeiro de 2009

Como Resolver Problemas? (dicas humildes de quem pouco entende)


Não é preciso conhecer muita gente pra ter no círculo de amizade pelo menos meia dúzia de pessoas choramingantes, lamentosas e reclamantes da sorte que a vida lhes proporcionou. E, como ouvinte bom e solícito, o prezado e paciente leitor responde com sinceridade de coração utilizando frases como: “Tudo vai melhorar”, “Tenha confiança”, “O tempo resolve tudo” e por aí vai. Claro que você não poderia dizer o contrário. Imagine um amigo(a) chorando as mágoas de problemas não resolvidos e você falar: “As coisas ainda vão piorar pra você”, “Desista de acreditar e morra”, “O tempo vai passar e você vai continuar na lama”.

As pessoas têm diferentes maneiras de perceber e lidar com seus problemas. Algumas são otimistas, seguras de si, autoconfiantes, muitas vezes se fecham e procuram resolver sozinhas as questões que as angustiam. Muitos outros são pessimistas, não acreditam em soluções, acham que tudo está perdido e vêem o choro e lamentar como uma forma de extravasar o que pensam não ter solução. De qualquer maneira, acredito que algumas atitudes cabem a todos os grupos de pessoas com problemas a resolver.

Claro que eu não sou um especialista em conselhos pra pessoas com problemas difíceis, mas algumas coisas práticas todos sabem, inclusive os que, como eu, tem problemas relevantes e, pelo menos de quando em vez utilizam alguns ombros amigos para despejar lágrimas. Como meu nome não é Augusto Cury e muito pouco ou quase nada sei de psicologia não vou ficar me delongando. São coisas que eu aprendi teoricamente, pelo menos, e que acho coerente.

- Identificar o problema. Não existe problema invisível. Talvez seja preciso uma boa auto-análise pra você mesmo entender o que se passa consigo. Mas você deve saber bem porque chora. Não se faça de desentendido. Pra um homem pode ser duro reconhecer que está sofrendo devido o seu orgulho ou incompetência técnica em alguma área da vida. Pra uma mulher também não deve ser fácil reconhecer erros que mexem com o seu brio. Eu quero dizer que a menos que o universo esteja duramente conspirando contra você ou uma conjunção astrológica muito desfavorável esteja te causando uma onda de azar inédita, o problema (ou parte do problema) é você ou está em você!

- Acredite na possibilidade de tudo ficar bem, sem ser fantasioso. Confie em Deus, confie em você. Se você não acredita, melhor parar e começar a chorar desesperadamente. Ou chame o Chapolin Colorado...

- Mãos à obra. Acredite na ajuda divina, mas não cruze os braços esperando que Deus desça pra resolver o que cabe só a você. Bem.. Você já sabe o que precisa resolver e acredita que vai resolver. Teoricamente(talvez apenas teoricamente) é bem simples. Exemplo: se o teu problema é o não rendimento no trabalho devido o cansaço, diminua as noitadas. Se você perdeu um grande amor por ser “duro”(não falo de grana), passe a ser mais maleável, amável. Se for “duro” de grana, qualifique-se e melhore sócio-economicamente. São apenas exemplos. Se o teu problema precisa ser resolvido junto a outras pessoas, aí é mais difícil, mas certamente essas pessoas também querem que tudo seja resolvido da melhor forma. É bem possível que você precise de ajuda externa. Não deixe de em contar com amigos experientes e procure ajuda profissional também, se necessário. Se você estava agindo de forma errada, a causar problemas, é preciso fazer o contrário, uma conversão de atitudes.

Muitas vezes, mais difícil que efetuar uma mudança interior é dar continuidade na nova maneira de proceder. Mas é preciso, pois cometer os mesmos erros fará com que os mesmos problemas voltem. É bem verdade que problemas precisam de tempo para serem resolvidos e em alguns casos o primeiro remédio é o tempo(porém, cuidado com a acomodação).

Que 2009 seja um ano de resolvermos antigos problemas e evitarmos novos.

Obs.: O amigo leitor pode contribuir com essa matéria, dando outras dicas na seção de comentários. Assim, eu vou atualizando essa postagem.

Abração!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um 2009 melhor...


Pois é... Mais um ano findo e outro se revelando. Você, paciente leitor, que aqui atura tanta babaquice filosófico-pós-moderna, terá nessa postagem o (des)prazer de ler algo mais prático, porém, da mesma maneira, palavras jogadas ao vento, baboseiras de início de ano. Temos pela frente 360 dias desse esperançoso 2009. 360 dias é exatamente o ano comercial. Que coisa, hein?

Eu poderia escrever aqui: “Feliz 2009!” ou “Que os seus sonhos sejam realizados nesse novo ano que desponta em meio a toda essa turbulência sócio-econômica” ou mesmo o tradicional “Próspero ano novo!”, mas não! Posso fazer melhor e deixar algumas dicas. Algumas podem salvar teu ano, outras não federão nem cheirarão(grotesco, isso – to me superando) e outras ainda poderão acabar com teu 2009... Eis aí algumas idéias para um 2009 melhor:

1- Leia até o fim. Faça diferente esse ano. Pra muitos é chato ler emails com historinhas de lição de moral, religiosas ou power points. Não precisa participar das correntes, mas leia, vai! Ta lendo?

2- Se não tem, compre uma bicicleta. Não só por causa da saúde. As cicles estão cada vez mais raras e serviços de mecânica e peças de carro estão caríssimos.

3- Comunique-se mais. Principalmente de forma oral. (Não é fácil, mas)Use menos internet e torne sua vida mais real. Dê mais cor e sabor ao seu novo ano com menos virtualidades.

4- Se você não tem nenhum conhecimento de alguma arte, aprenda alguma logo nesse início de ano. Música(instrumento musical, teoria, vocal,etc), pintura, poesia, plásticas, qualquer arte. Sua vida terá um novo(e belo) horizonte.

5- Considere-se não tanto inteligente e considere os outros não tanto estúpidos. Você crescerá se entender a cultura alheia.

6- Estoure pipocas mesmo que não tenha um filme pra assistir.
7- É uma besteira isso de usar aquela lingerie especial ou a blusa nova se for uma data “especial” faça dos próximos 360 dias(e dos seguintes também), dias especiais.

8- (Especialmente para homens) Você não será menos macho se demonstrar cordialidade e afeto a um amigo ou se reconhecer diante de sua esposa ou namorado que está errado. Você também pode ficar do lado dela assistindo a novela ou um filme, mesmo se estiver passando jogo no outro canal.

9- (Especialmente para mulheres) Você pode ficar menos aborrecida se a gente preferir ver o canal de futebol de vez em quando. E mais: não é que a gente prefere o Flamengo a vocês, é que vocês não proporcionam pra gente a alegria de ver um vascaíno cabisbaixo no trabalho.

10- (Para os homossexuais) Amigos, não esperem que em 2009 tudo o que vocês reivindicam seja atendido. Os negros ainda não são socialmente livres, mesmo com tanta luta.

11- Leve sua mãe pra almoçar, se você ainda tem uma. Enquanto você tem uma!

12- Cole a foto de alguém que você muito ama na geladeira ou na parede do teu quarto. Olhe com doçura logo pela manhã e quando encontrá-lo(a), olhe pelo menos com a mesma doçura.

13- Conheça mais o lugar onde você mora. Não é preciso avião pra fazer turismo, nem mesmo um carro, muitas vezes.

14- Estamos no tempo da velocidade. Tudo é urgente, é pra ontem, para tudo temos pressa. Dê um stop nisso de vez em quando. Simplesmente pare.

15- Acrescente a essas idéias as suas.

16- Feliz 2009! Que os seus sonhos sejam realizados nesse novo ano que desponta em meio a toda essa turbulência sócio-econômica. Desejo a você um Próspero ano novo!